Drug Delivery

O que é?

Técnica para facilitar a entrada e potencializar a penetração de ativos no corpo ou no rosto, reduzindo não só o tempo necessário para que o resultado apareça como o número de sessões do tratamento em questão.

Assim, o drug delivery permite a entrega eficaz de moléculas terapêuticas em variados alvos da pele. O estrato córneo (camada mais superficial da pele) é a mais importante barreira e o limitante na penetração dos princípios ativos. Para se ter uma idéia da capacidade dessa barreira, apenas cerca de 0,03% de um produto aplicado topicamente consegue chegar nas camadas mais profundas.

As microperfurações da técnica de drug delivery têm a função de vencer essa barreira natural, entregando os medicamentos mais profundamente e de forma concentrada. Para tanto, usa-se um princípio ativo – por exemplo, em um tratamento para clarear a pele, a vitamina C ou um clareador -, e o laser fracionado, para fazer com que a substância penetre bem na pele. Além disso, há o benefício adicional de estimular a produção de novas células, fibras de colágeno e elastina.

Todo dispositivo que provoque uma perda da integridade da epiderme (primeira camada da pele) pode agir como um drug delivery, sendo que alguns são mais eficazes que outros, seja pela profundidade de penetração, pela associação de tecnologias e pela formação ou não de coagulação ao redor do canal. O procedimento pode ser feito por microagulhamento , radiofrequência microagulhada, laser, e até mesmo a luz pulsada.

Indicação

O drug delivery é indicado para tratamento de manchas, rugas, flacidez, rejuvenescimento, poros abertos, cicatrizes, estrias, cicatrizes de acne, olheiras e queda de cabelo. Sendo que neste último, usamos substâncias para estimular o crescimento e o fortalecimento capilar. O tratamento deve ser realizado em consultório médico com todos os cuidados de assepsia e esterilização.